domingo, 14 de agosto de 2011

Dicas

Dicas para sua entrevista ao Consulado Americano


Este é um processo que para muitas pessoas gera dúvidas, incertezas, ansiedade e até medo.
Após marcada a data de sua entrevista, chega então o tão temido momento da entrevista com o oficial consular.


Para que este momento não se torne um drama para você, estas dicas são úteis:

Antes de ir até o consulado ou embaixada, certifique-se de estar levando toda a documentação solicitada para o visto. Se preciso for, confira mais de uma vez, item por item da lista.

Apesar de sua entrevista ser marcada, ao chegar ao consulado ou embaixada, não se assuste, pois, provavelmente você vai enfrentar longas filas fora e dentro. Por isso, tenha paciência e aguarde a sua vez.

Todas as pessoas e objetos dentro do consulado ou embaixada americana passam por um sistema de segurança, com o uso de detectores de metais, como aqueles usados nos aeroportos.

Já dentro do consulado ou embaixada americana, você terá que aguardar ser chamado para a entrevista. Este tempo de espera pode ser longo, na maioria das vezes até 2 horas. Se quiser, leve um livro para ler enquanto espera.

Não leve equipamento eletrônico no dia da entrevista, tais como: celular, mp3 player,câmera digital, etc. Estes equipamentos são proibidos e não entram de forma alguma no consulado ou embaixada dos Estados Unidos e você pode ter problemas com a segurança por isso.

Lembre-se que você estará em uma área considerada de segurança, que pertence aos Estados Unidos da América e por isso, respeitar as normas e não criar confusão, são algumas das suas obrigações, que fazem parte da postura esperada.

As entrevistas são geralmente feitas em português ou inglês, dependendo do tipo de visto desejado e conforme decisão do oficial consular.

Durante a entrevista, responda precisamente as perguntas feitas e olhando sempre para o oficial consular. Não dê respostas vagas ou conflitantes e jamais minta. Caso seja necessário, mostre documentos que comprovem o que você está falando.

Caso o seu visto seja negado, você receberá uma carta dizendo os motivos e como proceder. Neste caso, haja com tranquilidade e não crie confusão dentro do consulado, tentando bater boca ou usando xingamentos contra o país ou os membros consulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário